Estofamento :: livros

Tenho dois livros sobre estofamento. O livro de cima The Upholstery Bible tem óptimas explicações sobre o processo de estofamento duma cadeira ou dum sofá, tem fotografias detalhadas de todos os passos do processo de refazer uma cadeira.

O livro de baixo New Upholstery também tem fotografias e explicações sobre o processo de estofar uma cadeira mas são menos detalhadas. Por outro lado, este livro mostra diferentes estilos de cadeiras, sofás e outros e as principais diferenças entre o estofamento de cada um.

Resposta à questão "vale a pena adquirir?". Na minha opinião de viciada de livros, de pessoa que gosta de ter um livro sobre cada assunto e que tem inclusivamente um livro com explicações sobre como passar a ferro e dobrar roupa correctamente, claro que vale a pena, sobretudo quando estiverem em promoção.

Eu comprei estes livros (em promoção, claro) antes de começar o curso para ter um suporte teórico com fotografias. Estofar móveis, ao contrário da costura, não é algo que se aprenda facilmente só através de livros e tutoriais, convém ter explicações e dicas de alguém que domine bem o assunto. Estofar uma cadeira ou mesmo só desfazer e refazer o assento duma cadeira dá imenso trabalho, exige ferramentas especiais e não é assim tão barato como se possa pensar. Ou seja, há que pensar duas vezes em fazer ou não o investimento em livros, em ferramentas e em material. Eventualmente é mais barato ver fotografias, tirar ideias e mandar fazer do que fazer em casa.