Desmontar uma cadeira


A primeira etapa quando se desmonta uma cadeira é retirar todos os pregos, existem várias "camadas" de pregos. A primeira são os pregos decorativos, depois há os pregos da primeira camada de sarapilheira, depois os pregos da segunda camada de sarapilheira, depois os pregos que seguram a banda de corda entrelaçada que sustenta o assento da cadeira. Os pregos são uma constante, há que tirar centenas, há que pregar centenas.



Os pregos a retirar costumam estar ferrugentos e muitas vezes a cabeça separa-se do resto do prego, neste caso é necessário extrair o corpo do prego com uma tenaz.

Costas da cadeira 

Assento da cadeira e primeira camada de sarapilheira 

 Camada de "palha" entre as duas camadas de sarapilheira e segunda camada de sarapilheira

Pregos da primeira e segunda camadas de sarapilheira

Banda de corda entrelaçada (cinta de juta) que sustenta o assento 

Cinta de juta que sustenta o assento

 Assento da cadeira removido e a gata Oufti ! que é a minha fiel companhia de trabalho (o que nem sempre se revela uma boa ideia)

Nota: eu não como sei como se chama à banda de corda em português, decidi chamar-lhe assim por me parecer um nome lógico. Eu tenho aprendido a costurar e a estofar cadeiras e francês, a maior parte da bibliografia que tenho sobre estes assuntos é em inglês pelo que o vocabulário em português acaba por ser algo pobre.


Nota (27/01/2012): o nome da banda de corda vai aparecer como "cinta de juta", é a melhor tradução que consegui até agora.