Desde há uns meses que tenho vindo a substituir o café por chás variados e se há noite bebo chás calmantes e digestivos durante o dia prefiro chás mais energéticos. Gosto do chá doce, bebo-o sempre com mel e prefiro mel regional produzido na área.
Mais uma vez, surge a minha vizinha da lã que para além de ovelhas também tem abelhas e faz mel. Estes dois frascos que aparecem na foto foram oferecidos como forma de agradecimento da cinta para pesar cordeiros que fiz a esta semana.
Voltando aos chás, as receitas são provenientes do número de Outubro da anterior versão da revista Papas e Bebés e a sua realização está dependente das ervas que tenho em casa pelo que nem sempre respeito o que está na receita.
Chá revigorante:
- 1/2 colher de chá de menta;
- 1/2 colher de chá de hibisco.
Deitar as ervas em água muito quente e deixar repousar durante 3 minutos. Juntar uma colher de chá de mel.
Chá revigorante para constipações:
- 2 colheres de chá verde;
- 1 ramo de hortelã;
- gengibre fresco ralado;
- 1 rodela de limão.
Deitar um litro de água quente sobre a hortelã e o chá verde, deixar repousar e arrefecer. Ao servir, espremer a algumas gotas de sumo e adicionar a rodela de limão e o gengibre. Juntar mel caso não se goste especialmente do gosto amargo do chá verde.
Chá hidratante:
- casca de laranja;
- 1 colher de chá de camomila;
- 1/2 colher de chá de hibisco;
- folhas de menta fresca (facultativo).
Deitar tudo numa chávena e verter água quente por cima, deixar repousar 3 minutos. Pode beber-se quente ou frio e com ou sem mel.
Chá para o enjoo:
- 1/2 colher de chá de menta;
- 1/2 colher de chá de gengibre moído;
- pétalas de rosa;
- mel.
Adicionar água muito quente à menta e ao gengibre, deixar repousar 5 minutos e juntar as pétalas de rosa e o mel.