Lã em bruto :: lavagem

 
Lã entre duas lavagens

Há umas semanas uma vizinha que cria ovelhas e cabras deu-me uma amostra de lã não tratada, só lavada. Utilizei um bocado dessa lã para fazer uma experiência que resultou mais ou menos bem e guardei o resto para remendar buracos que apareçam em roupa de lã. Esta semana, a mesma vizinha ofereceu-me mais lã que não foi tratada, embora já tenha sido lavada uma vez. Vou usá-la para encher um mini-edredão.

Saco de rede para lavar a lã

Usei um saco de rede para meter a lã antes de a meter na máquina de lavar roupa. Estes sacos encontram-se em qualquer supermercado, servem para lavar a roupa delicada.

 

Lã dentro do saco 

Lã dentro do saco dentro da máquina de lavar roupa

Usei um programa normal de lavagem, fiquei com a impressão de que devia ter usado outro porque a lã ficou "colada" e em nós, embora saiba que o volume da lã diminui em cada etapa do tratamento. Usei detergente líquido na pré-lavagem, detergente em pó na lavagem e amaciador.

A lã ficou como se pode ver nas fotos em baixo, parece-me que devia cardá-la mas como não tenho material vou tentar desfazer os nós à mão. E se calhar vai ser complicado encher o tal mini-edredão.


Lã após a lavagem