Reciclar roupa :: cortar mangas e pernas de calças


Hoje foi dia de arrumar armários. Entrou alguma roupa nova para a nova estação e como presente de Páscoa, a roupa que já não serve foi arrumada, embalada e oferecida, a roupa estragada foi remendada ou reciclada, a roupa não usada foi alterada.


Estas calças tinham um buraco gigante não reparável no joelho. Foram cortadas à altura do joelho, a bainha foi feita com um ponto especial da máquina corta-e-cose (fotografia em baixo) e assim foram  transformadas em calções para o Verão.



Esta era uma camisola de mangas compridas cujos punhos estavam manchados de tinta. Como não consegui tirar as manchas de tinta, optei por transformá-la numa camisola de mangas curtas. As bainhas das mangas foram feitas com a máquina corta-e-cose também.


Aproveitei o resto das pernas das calças e das mangas da camisola para fazer uma écharpe que também pode ser usada como fita de cabelo. Os restos foram cortados em rectângulos toscos que foram cosidos uns aos outros alternadamente. Depois foi só fazer uma bainha ao longo de toda a écharpe, mais uma vez usei a máquina corta-e-cose.


Para além deste mini-conjunto, aproveitei para transformar mais calças em calções. As calças de criança rasgam-se facilmente nos joelhos. Eu começo por remendar os buracos, depois ou os remendos não resistem ou as calças se tornam demasiado curtas. A maior parte das vezes que isto acontece as calças estão em bom estado (excepto nos joelhos), o tamanho na cintura continua bom e ainda podem ser usadas. É o momento perfeito para as transformar em calções.

 Dois pares de calças demasiado curtos transformados em calções


Fazer calções é a forma mais simples de reciclar calças. Eu uso sempre a corta-e-cose porque a costura fica perfeita, é mais rápido do que coser na máquina de costura normal e é mais prático no caso de tecidos tipo stretch. No entanto, estas pequenas transformações podem ser feitas com uma máquina de costura normal, usando a bainha normal simples feita na máquina de costura.