Remendar buracos :: calças de ganga

Este tutorial foi feito a partir duma reparação dum buraco muito grande numa zona complicada dumas calças de ganga. Em certos casos não será necessário usar a entre-tela. Também é usual cortar muito bem os fios do buraco, sobretudo os que não são da mesma cor que o tecido. Neste caso deixei-os ficar porque o buraco era mesmo muito grande e com os fios a reparação e a entre-tela ficam melhor disfarçados.

1. Reunir o material necessário: agulhas para ganga, entre-tela termo-colante (um lado) se o buraco for grande, fio a condizer.

2. Virar as calças do avesso, abrir e alisar bem o tecido com as mãos para se colar a entre-tela.

3. Colar a entre-tela com o ferro. A temperatura deve ser adaptada ao tecido.

4. Verificar se a entre-tela está bem colada e voltar a passar com o ferro caso se verifique necessário. Neste caso foi porque deixei ficar os fios que deveriam ter sido cortados.

5. Remendar com a máquina de costura. A minha máquina - Bernina 440 QE - tem um programa específico para remendar buracos, é o ponto n.° 20. O tecido deve ser colocado na máquina perpendicularmente ao sentido em que se vai remendar.

6.  Coser para a frente e em marcha atrás, da esquerda para a direita, cobrindo toda a área a afectada até o buraco ficar remendado.

7. Cortar os fios soltos e já está.

Nesta última fotografia é possível ver os fios brancos do tecido que, em princípio, devem ser cortados. Neste caso e porque o buraco era muito grande optei por não os cortar e após a reparação os fios são visíveis o que torna o remendo visível também. No entanto, se tivesse cortado, ou as calças teriam ficado ligeiramente deformadas para esconder o buraco ou a entre-tela ficaria à mostra ficando o remendo menos resistente e visível também.