Roupa :: detergente líquido

Ingredientes:
- água;
- 40 g de sabão (eu uso sabão de Marselha em flocos mas pode ser qualquer outro sabão para a roupa);
- 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (detergente roupa branca);
- 3 colheres de carbonato de sódio (detergente roupa de cor);
- óleo essencial de limão (ou alfazema ou árvore do chá ou outro a gosto, convém que não esteja associado a comida porque o cérebro associa o cheiro à alimentação).

Detergente para roupa branca:
Raspar o sabão, quanto mais e melhor raspado mais fácil será para o diluir. Se for em flocos, custa um bocadinho mais a diluir mas não é preciso raspar. Juntar o sabão e o bicarbonato de sódio num litro de água quente, misturar bem e deixar repousar aproximadamente uma hora. Acrescentar um litro de água morna e deitar a mistura numa embalagem de três litros (por exemplo, uma embalagem de detergente para a roupa vazia). Convém filtrar a mistura no momento em que se verte para esta embalagem para retirar pedaços de sabão não dissolvidos mas não é absolutamente necessário (sobretudo no caso das donas-de-casa preguiçosas como eu). Deitar algumas gotas de óleo essencial, por exemplo, cinco gotas de óleo de alfazema e cinco de óleo limão. Deixar repousar até ao dia seguinte para que a mistura se torne espessa e juntar mais um litro de água. Agitar muito bem a embalagem e o detergente está pronto para ser usado.

Detergente para roupa de cor:
Usar o mesmo procedimento que para o detergente para a roupa branca substituindo o bicarbonato de sódio pelos cristais de soda.

Para deitar na máquina de lavar eu uso uma a duas medidas duma colher de Vanish reciclada.

Ambos estes detergentes podem ser utilizados com o amaciador.

Nota: o sabão, seja ou não em flocos, pode ser desfeito na Bimby.