Lista de ingredientes para todas as receitas:
É o meu pesto preferido e uma forma de aumentar ligeiramente o consumo de verduras numa refeição. Lavar e secar as folhas de um dos molhos de rabanetes. Juntar no robô de cozinha o manjericão, a salsa, as folhas dos rabanetes, a amêndoa ralada, o alho, 100g de azeite, sal e pimenta q.b. Misturar tudo a fundo até se obter uma mistura homogénea (eu gosto quando há bocadinhos de pinhão). Reservar, vai ser usado na massa.
Sopa de folhas de rabanete
Fazer um refogado com a cebola e um pouco de azeite. Juntar a courgette e a batata cortadas em cubos, misturar durante um minuto. Juntar as folhas de rabanete, o caldo e água q.b., deixar cozer durante 15 minutos após levantar fervura. Passar com a varinha mágica e juntar as natas.
Massa com feijão-verde, batata e pesto
Massa com feijão-verde, batata e pesto
É receita fez-me desconfiar pela primeira vez do Jamie Oliver (de quem somos fans cá em casa, todos). Aprendi que quando o Jamie diz que é bom é porque é bom e que não devo desconfiar da lista de ingredientes. Actualmente chamo-lhe a massa da Jeanne, é a massa preferida da minha filha.
Cozer a massa com o feijão-verde cortado em pedaços e uma batata cortada às rodelas, tudo junto na mesma panela e de acordo com as instruções do pacote de massa. Quando acabar o tempo de cozedura da massa, escorrer a água e juntar o pesto. Misturar bem, verificar a quantidade de sal, juntar (ou não) mais sal e pimenta. Servir com queijo parmesão ralado.
Salada de funcho e rabanetes
Lavar o funcho e os rabanetes. Cortar no robô de cozinha (eu corto na velocidade 4 da Bimby). Temperar com sal, pimenta, azeite e sumo de limão.
Se gostam destas receitas e da organização do menu, comentem em baixo. Se não gostam, comentem na mesma. Se experimentarem as receitas, venham cá contar o resultado.
Nota de rodapé: os rabanetes são fáceis de cultivar mesmo num vaso grande.