Nota introdutória: queria fazer esta sopa há muito tempo mas só a fiz recentemente. É uma das minhas sopas preferidas e é a sopa preferida do meu marido. Demora muito tempo a fazer para ficar perfeita e antes de começar a testar receitas quis adquirir uma panela de ferro para poder deixar a cebola a cozer lentamente durante muito tempo e a gratinar no forno no mesmo recipiente.. Comecei por uma receita simples e básica mas o meu objectivo é fazer a sopa de cebola perfeita.
Ingredientes:
- 3 cebolas grandes;
- 60 g de manteiga;
- 1 colher de sopa de farinha;
- fatias de pão;
- 50 a 150 g de queijo Gruyère ralado;grill
- sal e pimenta.
Descascar as cebolas e cortá-las em rodelas finas. Deitar na panela com a manteiga e cozinhar a cebola em lume brando até que esta esteja entre o dourado e o castanho. Polvilhar com a farinha e mexer para que a mistura fique castanha. Juntar um litro e meio de água, temperar com sal e pimenta e ferver durante um quarto de hora.
Entretanto, ligar o forno na temperatura máxima e no modo grill. Cortar o pão em fatias e colocar no forno o mais alto possível para torrar, virar para torrar do outro lado quando o pão estiver dourado. Retirar e deixar o forno ligado.
Retirar a sopa do lume, colocar uma parte das fatias de pão dentro do tacho sobre a sopa, deitar o queijo Gruyère e levar a sopa a gratinar no forno durante alguns minutos. Servir muito quente com o resto do pão torrado.