Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de maio, 2012

Crepes de fim-de-semana e não só

Desde há uns meses que temos o hábito de comer crepes aos pequenos-almoços de Sábados, Domingos,  feriados, pontes e às vezes nas férias. Eu faço os crepes com a ajuda da minha filha que gosta de partir os ovos e separar as gemas das claras. Enquanto eu os cozinho ela senta-se à mesa para ajudar o pai a barrar os crepes quentinhos com doce ou geleia de frutos. Há sempre uma pequena discussão sobre quem come o primeiro crepe porque nem a minha filha nem o meu filho consideram aceitável comer crepes às metades. Ingredientes: - 2 ovos; - 400 ml de leite; - 250 g de farinha; - 10 a 20 g de margarina vegetal. Juntar o leite, os ovos e a margarina e bater. Juntar a farinha e misturar bem. Se a massa for feita num robô de cozinha: misturar os ingredientes todos e misturar durante 30 segundos na velocidade 6 ou 7. Cozinhar numa frigideira própria untada com papel de cozinha embebido em óleo vegetal.

Moi :: Maëlle, 4

Moi :: Me Maëlle, 4

Pipocas doces

Ingredientes: - milho para pipocas; - óleo vegetal; - açúcar. Espalhar o milho no fundo dum tacho ou panela sem o sobrepôr. Deitar um fio de óleo por cima e levar a lume brando com o tacho tapado. Abrir o tacho só depois do silêncio voltar ao interior do tacho. Retirar as pipocas. Cobrir  o fundo do tacho com açúcar e levar a lume brando. Quando o açúcar começar a fundir deitar as pipocas por cima e envolver com uma colher de pau. Retirar do lume quando o açúcar fundido começar a ficar amarelado. Continuar a mexer as pipocas até que o açúcar desapareça.

Bolo de chocolate

Ingredientes: - 200 g de chocolate de cozinha; - 200 g de açúcar; - 100 g de manteiga; - 150 g de farinha; - 4 ovos. Aquecer o forno a 180°C. Derreter a manteiga e o açúcar. Juntar o açúcar e os ovos e mexer. Deitar a farinha e misturar bem. Verter a mistura numa forma untada e levar ao forno entre 30 a 40 minutos. Cobertura: derreter aproximadamente 100 g de chocolate de cozinha misturado com uma a duas colheres de sopa de manteiga e cobrir o bolo. Decoração: caso existam crianças por perto, deve ser feita por elas.

Moi :: Sophie, 6

Moi :: Me Sophie, 6

Rãs

Três rãs resgatadas da cave ontem e posteriormente deixadas em liberdade na relva molhada do jardim. É lindo vê-las a saltar na erva molhada.

Ovos

Há muita vida no meu jardim, muita. Há a vida que eu vejo todos os dias a "olho nú": muitas aves de espécies diferentes, aves que lutam e se batem, gatos que caçam, ratos do campo e vestígios de toupeiras, ninhos de formigas, teias de aranha, formigas e as vacas do vizinho. De tempos em tempos vejo animais selvagens, sobretudo raposas. E também há a vida que não costumo ver porque é pequena e porque se esconde. Este Domingo vi ovos, um ovo gigante de aranha com uma mãe dedicada que o carrega para todo o lado para proteger as crias que de lá vão sair (e são muitas crias, muitas mini-aranhas-bebé) e uma casca de ovo de uma ave que não sei dizer qual é. A casca estava no meio da relva, não sei se o pássaro nasceu aqui perto ou se um dos pais veio deixar os restos do ovo aqui para iludir o inimigo.

Quase quase decapante

Tenho esta cadeira por acabar, faltava limpá-la para poder acabar de estofá-la . Eu não sou grande fan de decapar e lixar móveis e nem mesmo uma receita ecológica de decapante consegue motivar-me para tal tarefa. E assim, sem motivação nem vontade e sem sequer gostar da cadeira  que usei para explicar as diferentes fases de estofamento, descobri ese detergente para lavar a casa que funciona quase como um decapante e que tem a vantagem de evitar certas etapas. Chama-se St. Marc e é um detergente normal que se encontra à venda em qualquer superfície comercial aqui da zona. Não é um decapante mas retirou bem restos do produto que foi usado para tratar a madeira  cadeira . Não sei como se este produto existe assim ou em equivalente em Portugal e no Brasil e restantes países onde há leitoras e leitores deste blog por isso deixo duas fotografias para ser mais fácil reconhecê-lo nas prateleiras.

Soeur Sourire :: Dominique

Soeur Sourire :: Jeanne-Paule Marie (dite Jeanine) Deckers De todos os músicos belgas famosos, a Soeur Sourire é a única a ter chegado ao primeiro lugar no top americano entre 1963 e início de 2012 com a música Dominique . Tal façanha só foi conseguida por  Gotye  o mês passado.  Jacques Brel não conseguiu tal feito (o meu preferido dos três). Dominique :: 1 min 40 sec Dominique-nique-nique s'en allait tout simplement, Routier pauvre et chantant. En tous chemins, en tous lieux, il ne parl' que du Bon Dieu, Il ne parl' que du Bon Dieu. A Soeur Sourire deu origem a dois filmes:  The Singing Nun  nos EUA em 1966 e Soeur Sourire em França em 2009.

Sans titre :: Malo, 8

Sans titre :: Untitled Malo, 8

Papa :: Inês, 4

  Papa :: Dad Inês, 4