Tomadas programáveis :: poupar electricidade

Sou uma fan incondicional dos electrodomésticos programáveis, adoro. Adoro sair de casa para ir para as aulas e saber que às 19.30 o resto da família tem o jantar pronto dentro do forno porque o programei para tal. É bom acordar de manhã com o cheiro do pão quente acabado de fazer porque se programou a máquina na véspera. Gosto de poder programar a máquina de lavar roupa para que ela comece a lavar no período do vazio do bi-horário. E a cereja em cima do bolo é acordar de manhã e saber que antes de atacar o pão quente vou poder acordar com um café acabado de fazer porque, embora tenha uma cafeteira manhosa do ALDI, programei a cafeteira com uma tomada programável.

Comecei a usar estas tomadas quando tinha a loja de brinquedos, a iluminação de Natal acendia-se e apagava-se sozinha o que permitia não gastar electricidade desnecessariamente. E assim fez-se luz, porque não usar as tomadas em todo o lado para poder programar os electrodomésticos? Para além do café quente de manhã, este sistema permitiu-me poupar em electricidade numa altura em que tive que usar aquecedores eléctricos no quarto do meu filho. O aquecedor começava a funcionar às 18.00 e quando ia deitar o meu filho ligava a tomada directamente para não usar a programável durante a noite, o manual de instruções do aquecedor desaconselhava a utilização este tipo de tomadas pelo que tinha algum receio de a usar muitas horas de seguida no quarto do meu filho com ele lá dentro.

Ou seja, as tomadas programáveis permitem usar os electrodomésticos no período do vazio do bi-horário e quando já estamos a dormir, o que permite poupar electricidade, algo que urge fazer neste momento. Atenção, há que ler bem as instruções dos electrodomésticos e usar tomadas seguras.