Tinta de vinagre

Ingredientes:
- vinagre branco de álcool;
- pigmento;
- açúcar;
- essência de terebintina.

Misturar três colheres de sopa de pigmento, uma colher de sopa de açúcar e 100 ml de vinagre. Juntar uma colher de sopa de essência de terebintina para acelerar o processo de secagem da tinta. Deitar a tinta num recipiente plano e testar antes de aplicar sobre uma parede. Para o teste faz-se um carimbo com um trapo amachucado na tinta, depois é só embeber na tinta e estampar sobre cartão.

Esta tinta decorativa serve para fazer estampagens ou outros efeitos decorativos sobre paredes pintadas, pode ser inclusivamente usada com carimbos feitos em casa, encontram-se vários tutoriais no google como este que utiliza chinelos como base. É uma forma economicamente interessante alterar a decoração dum quarto.

A essência de terebintina serve para acelerar o processo de secagem, a sua utilização é facultativa e, caso não se utilize, a tinta pode ser usada por crianças desde que se tomem as precauções necessárias. Neste caso, decorar uma parede dum quarto pode tornar-se numa actividade muito divertida a realizar durante as férias.