Tinta sueca

(foto retirada de HomeAway)

A tinta sueca é a tinta utilizada nas casas típicas suecas como a que se vê na foto. É uma tinta muito resistente e que protege bem a madeira no exterior, basicamente resiste a todo o tipo de condições: frio, calor, neve, gelo, sol, chuva, raios UV e fungos. Também é usada em colmeias, é perfeita porque é muito resistente e totalmente natural e ecológica.

Ingredientes:
- 700 g de farinha de trigo;
- 2 kg de terra colorante como ocre ou almagre;
- 200 g de sulfato de ferro (desnecessário se a tinta for para interior);
- 100 ml de sabão de azeite ou de Marselha líquido;
- 8 l de água;
- utensílios como panela e colheres de pau proporcionais à quantidade de tinta (grandes).

Dissolver a farinha num litro de água, levar à ebulição e juntar lentamente os restantes 7 litros de água. Colorir com a terra e juntar o sulfato de ferro. Aquecer a mistura em lume brando durante um quarto de hora. Juntar o óleo de linhaça e deixar em lume brando durante um quarto de hora mexendo sempre. Finalmente, juntar o sabão líquido para emulsionar a tinta.

A tinta está pronta assim que tiver arrefecido. A consistência pode ser rectificada com um pouco de água. Aplicar com um pincel ou uma escova.

A duração desta tinta é, aproximadamente, cinco anos. Para garantir uma protecção máxima deve-se renovar a pintura de dois em dois anos.

Descobri esta receita porque preciso de tinta para pintar as colmeias que finalmente chegaram (com dois meses de atraso, é o que dá ter escolhido Warré). No entanto, estamos a ponderar comprar e utilizar tinta ecológica própria para colmeias.