Muitas batatas num espaço mínimo

Há uns tempos descobri este sistema fabuloso para cultivar batatas, descobri-o no blog Trumbuctu, onde estão todas as explicações para produzir 45 kg de batatas em menos de meio metro quadrado. Esta minha mensagem não tem nada de original, basicamente vou citar a mensagem do Trumbuctu porque gostei tanto da ideia que "preciso" de ter este sistema explicado no meu blog. Este sistema encontra-se noutros blogs e noutros sites também, os links encontram-se mais em baixo, estou a citar deste blog em particular porque quero estudar bem o assunto e, eventualmente, cultivar batatas assim.

Imagem de John Saul, retirada de The Seattle Times

Material:
- 12 tábuas com 15 cm de largura, 60 cm de comprimento e 5 cm de espessura;;
- 12 tábuas laterais com 15 cm de largura, 50 cm de comprimento e 5 cm de espessura;
- 4 ripas de madeira com 5 cm de lado e 75 cm de comprimento;
- 96 parafusos para madeira com 6 a 7 cm de comprimento.

A madeira deve ser resistente, ou seja, deve ser utilizada madeira de pinho, cedro ou qualquer outra que resista bem à podridão.

Depois construir a caixa conforme a figura que está em baixo, aparafusando as tábuas às ripas, as mais curtas frente a frente e as mais compridas frente a frente para que fiquem bem encaixadas. 


Aparafusar as quatro tábuas da base, deitar a terra e semear as batatas conforme a imagem na primeira fotografia cobrindo-as com uma fina camada de terra. Quando a rama - que demorará algum tempo a crescer - tiver 30 cm, aparafusam-se mais as quatro tábuas seguintes às ripas e deita-se mais terra entre as ramas. Desta forma cria-se uma nova camada e este processo continua-se até a caixa estar completa. As batatas vão surgindo com o crescimento das plantas e podem ir sendo colhidas a partir da base. As tábuas da base devem retiradas para possibilitar a recolha de batatas e devem ser colocadas após a colheita. E para mim é aqui está a parte aborrecida do processo, ter que desaparafusar e aparafusar as tábuas para colher as batatas. No entanto, parece-me um sistema excelente para hortas de varandas de apartamento que me parecem ser cada vez mais.

Outros links onde se encontram mais explicações sobre esta forma de cultivar batatas: