Avançar para o conteúdo principal

Muitas batatas num espaço mínimo

Há uns tempos descobri este sistema fabuloso para cultivar batatas, descobri-o no blog Trumbuctu, onde estão todas as explicações para produzir 45 kg de batatas em menos de meio metro quadrado. Esta minha mensagem não tem nada de original, basicamente vou citar a mensagem do Trumbuctu porque gostei tanto da ideia que "preciso" de ter este sistema explicado no meu blog. Este sistema encontra-se noutros blogs e noutros sites também, os links encontram-se mais em baixo, estou a citar deste blog em particular porque quero estudar bem o assunto e, eventualmente, cultivar batatas assim.

Imagem de John Saul, retirada de The Seattle Times

Material:
- 12 tábuas com 15 cm de largura, 60 cm de comprimento e 5 cm de espessura;;
- 12 tábuas laterais com 15 cm de largura, 50 cm de comprimento e 5 cm de espessura;
- 4 ripas de madeira com 5 cm de lado e 75 cm de comprimento;
- 96 parafusos para madeira com 6 a 7 cm de comprimento.

A madeira deve ser resistente, ou seja, deve ser utilizada madeira de pinho, cedro ou qualquer outra que resista bem à podridão.

Depois construir a caixa conforme a figura que está em baixo, aparafusando as tábuas às ripas, as mais curtas frente a frente e as mais compridas frente a frente para que fiquem bem encaixadas. 


Aparafusar as quatro tábuas da base, deitar a terra e semear as batatas conforme a imagem na primeira fotografia cobrindo-as com uma fina camada de terra. Quando a rama - que demorará algum tempo a crescer - tiver 30 cm, aparafusam-se mais as quatro tábuas seguintes às ripas e deita-se mais terra entre as ramas. Desta forma cria-se uma nova camada e este processo continua-se até a caixa estar completa. As batatas vão surgindo com o crescimento das plantas e podem ir sendo colhidas a partir da base. As tábuas da base devem retiradas para possibilitar a recolha de batatas e devem ser colocadas após a colheita. E para mim é aqui está a parte aborrecida do processo, ter que desaparafusar e aparafusar as tábuas para colher as batatas. No entanto, parece-me um sistema excelente para hortas de varandas de apartamento que me parecem ser cada vez mais.

Outros links onde se encontram mais explicações sobre esta forma de cultivar batatas:

Mensagens populares deste blogue

Máquina corta-e-cose e outras

Recentemente, recebi um email com questões sobre a máquina corta-e-cose, respondi por email, fui verificar as estatísticas do blog e reparei que é uma pesquisa que já conduziu algumas pessoas aqui. Por isso, vou tentar explicar por alto as diferenças entre esta máquina, uma máquina de costura e outras máquinas parecidas. Eu tenho uma máquina corta-e-cose desde Janeiro de 2010. Quando ela me foi oferecida, senti que era "máquina demais" para mim, que não só não precisava dela como era também uma espécie de "desperdício" tê-la mas muito depressa mudei de opinião. Comecei por adquirir alguma bibliografia e ler sobre o assunto: Complete Serger Book Sewing with Sergers - The Complete Handbook for Overlock Sewing The Ultimate Serger Answer Guide Depois deitei mãos à obra, fiz imensas coisas e imensas coisas diferentes, testei a máquina a fundo. É uma máquina que serve para várias coisas mas serve principalmente para rematar o tecido para que este não desfie, fazer c...

Esgotados!

Ontem estive a filtrar óleo de maceração de arnica e quando acabei anunciei-o no Facebook sem estar à esperar que tal fenómeno acontecesse, o óleo de maceração de arnica esgotou em menos de 24 horas. O óleo é muito bom e é o melhor que conheço para as dores musculares causadas pelo exercício e para as nódoas negras nas pernas das crianças mas nunca esperei nada assim. Obrigada! Aproveito para avisar que o stock demora aproximadamente seis semanas a ser reposto. Outro produto que esgotou foi o bálsamo de calêndula e alfazema. Este vai ser reposto ainda esta semana. Bálsamo para mãos e corpo :: calêndula e alfazema 6,00€ :: 30 ml Esgotado! Agora o momento lamechas discreto aqui em baixo: obrigada a todas não só pelas compras e por esgotarem o stock mas também pelo apoio, pelo carinho com que me tratam, pelos vossos comentários , por seguirem o blog, pelas sugestões, por virem aqui ler-me.

Trufas vegan e sem gluten

Tinha decidido não abandonar o blogue mas entretanto fiz estas trufas. São tão boas e fáceis de fazer que preciso de partilhar a receita convosco. Ingredientes:  - 20 tâmaras; - 120g de amêndoa ralada; - 2 colheres de sopa de óleo de côco; - 2 colheres de sopa de côco ralado; - 2 colheres de sopa de cacau. Se a amêndoa não estiver ralada, deve ser ralada separadamente. Deitar todos os ingredientes na Bimby (ou no robô de cozinha) e misturar na velocidade 6 até os ingredientes ficarem desfeitos numa massa homogénea. Colocar a massa no frigorífico durante 10 minutos. Depois é só fazer bolinhas e passar as trufas em côco ralado, cacau em pó, flocos de aveia, amêndoa em pó ou outro. Variação com café: - 15 tâmaras; - 4 colheres de sopa de flocos de aveia; - 2 colheres de sopa de óleo de côco; - 2 colheres de sopa de côco ralado; - 2 colheres de sopa de cacau; - ½ colher de chá de...