Courgettes gratinadas com queijo Cheddar

Eu uso esta receita para "disfarçar" legumes, fica muito boa e é uma óptima de forma de se comer legumes sem esforço, seja no caso de crianças esquisitas ou adultos esquisitos, cá em casa funciona muito bem. E a receita pode ser alterada, podem juntar-se outras coisas como cogumelos, por exemplo.


Ingredientes:
- 1 kg de courgettes;
- 200 ml de natas;
- 1 pacote de queijo Cheddar em fatias;
- 2 ovos;
- 1 colher de sopa de farinha;
- 1 colher de café de açúcar;
- 1 colher de café de mostarda em grão;
- 1 colher de café de noz moscada;
- sal e pimenta q.b.;
- azeite q.b.

Aquecer o forno a 190°C. Aquecer o azeite e juntar as courgettes lavadas, descascadas e cortadas às fatias, saltear até que fiquem macias. Retirar do lume, deixar arrefecer ligeiramente e deitar num pirex. Deitar os ovos, a farinha,as especiarias, o sal e o açúcar numa tijela e bater. Juntar as natas e o queijo Cheddar cortado em bocadinhos pequenos. Verter esta mistura sobre a courgette e levar ao forno a gratinar durante aproximadamente 30 minutos.

Esta receita foi retirada do livro 500 Low-Carb Recipes, de Dana Carpender, livro que se tornou no meu livro de receitas preferido, ainda não experimentei uma que não tenha gostado muito. Esta senhora é a "deusa" da cozinha baixa em hidratos de carbono e tem um site que se chama Hold the Toast.