Repelente natural para lesmas

Olá Raquel,

Desta vez, a pergunta é: conheces algum repelente natural para lesmas?

Obrigada
Paula

As lesmas são a razão para ter uma horta em vaso em vez de a ter na terra, aqui são muitas!

A forma mais conhecida é usar casca de laranja com cerveja. Corta-se a laranja ao meio, retira-se o interior e usa-se a casca como tigela para a cerveja. As lesmas são atraídas para aqui e desinteressam-se das plantas. No entanto, eu tenho a impressão de que elas vêm de longe e que este método é capaz de atrair mais lesmas ainda.

As lesmas não gostam de trepar sobre superfícies rugosas e os legumes podem ser protegidos se se colocar à volta cinza da lareira, serradura e cascas de ovos desfeitas.

Retirar as lesmas de preferência antes da desova que ocorre na Primavera.

Cultivar plantas desagradáveis para as lesmas e das quais elas fogem: mostarda, salsa, groselha preta, cerefólio, batatas, begónia e calêndula.

Borrifar as plantas com macerações feitas com as plantas de que as lesmas não gostam. Isto funciona especialmente bem com begónia e calêndula: cortar as folhas e flores, deitar em 10 litros de água e deixar macerar durante umas horas. Borrifar os legumes da horta com esta água. 

Depois há técnicas mais violentas que eu prefiro não utilizar, não simpatizo nada com lesmas mas há certas coisas que não sou capaz de fazer como cobri-las com sal.

Se estas soluções não funcionarem, posso procurar outras soluções.