Ambientadores

Olá!

Adoro ler o seu blog e ja aprendi muito, mas tenho uma questao que gostaria de lhe colocar... tenho 2 crianças pequenas em casa e gostaria muito de por a casa a cheirar bem (especialmenet sala e casa de banho) mas sem comprar aqueles ambientadores no supermercado, o que posso fazer em casa para fazer ambientadores caseiros sem ingredientes muito complicados de achar e comprar?

Obrigada

Rita Martins

Olá Rita,

O ambientador mais simples e eficiente que existe é o fósforo. Não é bem um ambientador, é mais um "elimina-maus-cheiros", não há nada mais eficaz do que acender um fósforo após a utilização do WC.

Se a intenção não é eliminar maus cheiros mas sim ter a casa a cheirar bem, existem variadas formas de o fazer.

Aqui no blog já existe uma receita de ambientador para a casa. Esta pode ser alterada e os ingredientes podem ser reduzidos, ou seja, consegue-se um ambientar misturando algumas gotas de óleo essencial com água.

Outra forma de se fazer um ambientador é colocar flores secas num prato ou numa tigela e deitar algumas gotas de óleo essencial. Eu faço isto com flores de alfazema secas, coloco as flores em pratos decorativos e deito algumas gotas de óleo essencial de alfazema por cima, embora só o faça quando as flores começam a perder o cheiro inicial.

Uma forma mais demorada é fazer água de colónia e aproveitar as cascas de laranja e as especiarias. É só deixar secar no local que se quer que fique a cheirar bem, pode usar-se depois de seco.

Há ainda uma outra opção que, pessoalmente, não gosto. Deitar algumas gotas de óleo essencial numa vela larga e acendê-la. Porque é que não gosto de velas? Embora sejam óptimas para disfarçar cheiros, incomoda-me o facto de ter velas acesas em casa, acho perigoso e a eficácia da vela não compensa o stress que me provoca.