Almofadas com enchimento em lã

Lã de Roux Ardennais

No final do mês de Junho vou participar numa exposição sobre lã e valorização da lã belga. Como não tricoto, pensei em usar a lã de formas alternativas ao fio, vou fazer duas mantas em tecido de algodão com enchimento de lã cardada e feltrada que poderão ser lavadas numa máquina de lavar. Esta lã vai ser oferecida pela Filature du Hibou, uma fiação que é uma das muito raras na Europa a tratar de lã em quantidades pequenas, a partir de 5 kg, e que por esta razão tem um papel muito importante na valorização da lã de produção local.

Para apresentar mais do que um produto e poder usar a lã de formas diferentes, fiz almofadas a condizer com a mantas. As almofadas - partes exterior e anterior - foram ambas feitas por mim e os tecidos são todos 100% algodão, tal como o cordão do debrum das almofadas.

O enchimento é lã de ovelhas Roux Ardennais aqui da aldeia. Esta lã não foi tratada, foi só lavada pelo que o enchimento pode ser só arejado e não lavado. Neste caso, não representa problema algum, a lã não absorver cheiros e pode ser limpa através dum bom arejamento, de preferência ao sol para não desenvolver ácaros. Após o arejamento, pode borrifar-se a almofada do enchimento com uma mistura de óleos essenciais de cravinho e de árvore do chá (tea tree) para evitar a reprodução de fungos, ácaros e afugentar as traças.