Loja online :: a descoberta e o tutorial

Desde há algum tempo que queria criar uma loja online mas não sabia ainda bem como. Umas são mais caras que as outras e todas têm custos, umas são pagas mensalmente independentemente do volume de vendas, outras são pagas conforme o volume de vendas, etc., etc. Em qualquer um dos casos, são demasiado caras para mim porque ainda não tenho volume de vendas e só tenho custos.

Ontem reparei, enquanto fazia umas alterações na minha conta do PayPal, que é possível criar botões para pagamentos de produtos e estes botões podem ser colocados em blogs ou sites, criando assim uma loja online. A prova está aqui, na loja que estive a fazer ontem. É simples, é fácil, é rápido, só tem os custos do PayPal que, de qualquer forma, estão presentes na maior parte das lojas online que podem ser utilizadas.

Como fazer? É simples. Começar por ir ao site do PayPal, fazer Log In e seguir este tutorial. Clicar nas fotografias para uma melhor visualização.

1. Depois de fazer Log In, abrir o menu Profile e seleccionar a opção More Options.

 2. No menu Setting Preferences seleccionar My Saved Buttons. Como fiz o primeiro botão de outra forma - primeiro criei o botão e só no fim é que o guardei fazendo Log In - não tenho a certeza se esta opção My Saved Buttons aparece com este nome ou com outro do tipo "Create Button". De qualquer maneira, o nome da opção deverá estar relacionado com botões.

 3. Seleccionar a opção Create new button.

4. Escolher o tipo de botão e preencher os campos necessários à criação do mesmo.

 5. Escolher e preencher os campos do passo 2 da criação de botões.

 6. Escolher e preencher os campos do passo 3 da criação de botões.

7. Seleccionar o código HTML e copiar para o blog ou para o site.