Bainhas :: calças de ganga

Para fazer encurtar e bainhas de bainhas de calças de ganga é necessário fio próprio para ganga, mais espesso que o fio de costura normal, fio de espessura normal e ambos de preferência da mesma cor que as restantes costuras das calças. São também necessárias agulhas específicas para ganga.

1. Cortar as calças deixando 3 a 4 cm para fazer a bainha, dobrar o tecido duas vezes com uma largura de aproximadamente 1,5 cm. Prender com alfinetes perpendicularmente ao sentido da costura.

2. Enfiar o fio mais espesso na agulha e o mais fino em baixo. Regular a tensão do fio para 8 (ou o dobro da tensão normal) e o comprimento do ponto para 3,5.

3. Iniciar a costura em marcha-atrás na parte interior da perna para que o remate não se veja com as calças vestidas. Os alfinetes podem ou não ser retirados à medida que a costura avança. Eu retiro-os para evitar partir e/ou danificar as agulhas.

4. Quando se chega à costura mais espessa da perna pode colocar-se um calço - baixar a agulha, levantar o pé calçador, colocar o calço e avançar -, eu uso um jean-a-ma-jig, desta forma o pé calçador não fica encravado na costura, fica à mesma altura e os pontos ficam perfeitos.

5. Colocar a agulha em baixo, levantar o pé calçador, colocar o jean-a-ma-jig à frente e coser. Retirar o jean-a-ma-jig.

6. Rematar a costurar em marcha-atrás, cortar os fios.

7. Verificar que a costura ficou perfeita em ambos os lados, passar a ferro. E está feito!