Roupa :: fixação de cores, remoção de nódoas


Raquel, conta lá como ter a roupa sempre cheirosa e com bom aspecto, se nódoas que teimam em não sair , e sem estar encardida. O aspecto é encardido , pouco limpo, e as vezes a roupa nova vira velha em uma ou duas lavagens. E se tiver uma nódoa , simples que seja nunca mais sai... e fica mesmo com mau aspecto... não sei explicar, só vendo...

Bárbara d'Alte

As cores da roupa fixam-se da seguinte forma: antes de a usar deixa-se a peça mergulhada em vinagre durante uma noite e depois lava-se na máquina normalmente.

O aspecto encardido logo nas primeiras lavagens costuma resultar da mistura de várias cores na mesma lavagem. Às vezes a roupa perde tinta e a cor é absorvida pela outra roupa, regra geral mais clara. A solução é simples, é lavar a roupa separada por cores, por exemplo, a roupa branca, a roupa escura, etc. A utilização de vinagre na lavagem também ajuda a manter as cores vivas. A roupa deve ser lavada a 30°C, gasta menos energia logo é mais ecológico e a roupa mantém-se com ar de nova durante mais tempo.

Nódoas: se forem de comida e derivadas de produtos alimentares costumam sair facilmente com detergente para a loiça. Deita-se uma gota de detergente por cima da nódoa, esfrega-se, deixa-se repousar umas horas e depois lava-se na máquina. Algo a não fazer às nódoas é passá-las a ferro, se se retiram da máquina com nódoas não convém passar a ferro porque o calor ajudar a fixar as nódoas no tecido.