Nódoas :: tinta em cabedal

E nódoas de tinta em pele (cabedal)? A minha filha sujou de tinta umas botas caríssimas com tinta já experimentei leite, supergel, e não consegui.

Ana V.

Como não sei que tipo de tinta é vou explicar como se tira dois tipos de tinta.

Para tirar manchas de tinta de esferográfica e afins é necessário leite, detergente e um trapo. É mesmo com leite que se tira e o procedimento não é agradável. É necessário deixar o leite azedar ao sol e o tempo que demora varia. Colocar os pedaços sólidos de leite sobre a nódoa e esfregar estes em círculos sobre a nódoa, a tinta deve começar a agarrar aos pedaços de leite. Remover os pedaços sólidos com o trapo embebido numas gotas de detergente e com o mínimo de água possível. Há uma alternativa ao leite azedo que é menos ecológica, a alternativa é líquido para limpeza-a-seco que pode ser aplicado com um algodão. O líquido de limpeza-a-seco retira-se com uma esponja húmida até não se sentir qualquer cheiro do líquido.

Para tinta para pintar paredes, por exemplo, a nódoa retira-se com o solvente indicado para essa tinta. Não é especialmente ecológico e possivelmente o cabedal é demasiado frágil.

Se isto não resultar, pode-se tapar a nódoa de forma criativa que é uma solução tão boa como outra qualquer, eu uso bastante. :)