Foto retirada do site Botanical Online
As macerações em óleo podem ser utilizadas "em bruto" pelas suas virtudes ou podem ser utilizadas como ingrediente noutras preparações de cosméticos. A sua duração no tempo depende da qualidade do óleo utilizado e esta duração pode ser aumentada ao juntar 20 gotas de óleo essencial de cenoura por cada litro de óleo utilizado na maceração. Atenção: este óleo é exclusivamente para uso externo, não ingerir.
Ingredientes:
- 100 g de flores de arnica secas (comprei na farmácia);
- 500 ml de óleo de girassol;
- 10 gotas de óleo essencial de cenoura.
Colocar as flores num boião e deitar o óleo ou azeite por cima das flores. Fechar hermeticamente e deixar macerar durante um mês num local seco e abrigado da luz. Agitar o boião dia sim dia não. Quando a maceração estiver pronta deve ser filtrada através dum tecido de algodão espremendo bem o óleo das flores. Juntar o óleo essencial de cenoura e guardar num frasco hermético.
A arnica tem características anti-inflamatórias. Este óleo pode ser utilizado como óleo de massagem para aliviar dores musculares, nódoas negras, entorses, equimoses e roturas de ligamentos. Pode também servir para aliviar dores de reumatismo e de artrite.
Este óleo foi o primeiro que fiz (estará pronto dia 13 deste mês) porque a arnica é óptima para as nódoas negras e não há nada melhor quando se tem crianças pequenas em casa. Também tive uma óptima experiência com uma pomada para as pernas cansadas feita com arnica, entre outras plantas, quando estava grávida do meu filho e tinha as pernas e os pés inchados.