Vinagre :: o potencial

O vinagre foi até agora a grande descoberta! Esse líquido tão útil em casa e que faz muito mas muito mais do que temperar saladas. A ideia de ter roupa ou a casa a cheirar a vinagre incomodava-me imenso mas muito depressa descobri que o vinagre não deixa cheiro.

Descobri o vinagre quando vivia em Bruxelas, cidade onde há tanto calcário na água como nunca pensei possível. Usei-o muito para limpar o calcário do lava-loiças e da máquina do café. E também o usei - hábito do H. - como amaciador de roupa e como anti-calcário da máquina de lavar roupa.

Actualmente, continuo a usá-lo como anti-calcário mas uso-o também como detergente misturado com bicarbonato de sódio, utilizo-o como amaciador da roupa embora o misture com outros ingredientes, como produto de limpeza em geral, uso-o no banho para a pele seca, uso-o para lavar as mãos depois de cortar alhos e cebolas, utilizo-o para os "maus cheiros" provenientes da cozinha, como anti-nódoas.

Resumindo, o vinagre pode ser utilizado como detergente, desinfectante, medicamento, cosmético, anti-calcário, é um líquido milagroso e em breve deixarei aqui algumas das receitas, dicas e utilizações possíveis do vinagre.