Vinagre e bicarbonato de sódio

Existem no mercado diversos produtos de limpeza seja para a casa-de-banho ou para a cozinha ou para a roupa ou para desentupir canos ou para desinfectar ou para lavar a roupa. Descobri o meu preferido há alguns meses atrás, no dia em que espalhei bicarbonato de sódio numa superfície suja e borrifei com vinagre branco. Em primeiro lugar, há uma reacção gira e efervescente, é muito mais divertido do que usar um detergente normal que não reage. Em segundo lugar, o resultado é estrondoso, bicarbonato de sódio misturado com vinagre limpa muito bem e limpa a maior parte das superfícies existentes em casa. Eu tenho uma certa preferência pelas torneiras que ficam resplandecentes. Em terceiro lugar, é muito mais barato do que qualquer detergente e ambos podem ser utilizados noutras receitas caso não se goste do efeito e do resultado.

Utilização: espalhar o bicarbonato de sódio na superfície a limpar, borrifar com vinagre, deixar agir alguns segundos, esfregar e enxaguar. Isto é válido para lava-loiça, balcão da cozinha, lavatório, torneiras, sanita, a maior parte das superfícies existentes numa casa e que precisam ser lavadas.

Outra forma possível de utilizar que é, muitas vezes, mais prática: espalhar o bicarbonato na superfície a limpar e esfregar com uma esponja embebida em vinagre.