Vidros e espelhos :: líquidos para limpar

Existem duas receitas diferentes para fazer líquido para limpar os vidros e ambas são boas e muito simples. É só misturar os ingredientes num vaporizador, agitar e limpar com um pano próprio. Atenção, os vidros não devem ser secos com papel de jornal porque nos dias que correm a tinta tem um ingrediente gorduroso. Se for necessário secar pode usar-se um pano de algodão bem seco ou, numa alternativa menos ecológica, papel de cozinha.

A primeira é com vinagre. O vinagre de que falo aqui é vinagre de álcool, é um vinagre branco, muito barato e que eu encontro ao lado dos vinagres normais em qualquer supermercado.

Misturar os ingredientes num vaporizador:
- 4 partes de vinagre
- 1 parte de água
Podem juntar-se algumas gotas de óleo essencial de, por exemplo, árvore de chá mas o cheiro do vinagre é forte e o óleo não é um ingrediente indispensável. O cheiro do vinagre desaparece muito depressa, não há risco de deixar a casa a cheira a vinagre.

A segunda receita é feita com álcool desnaturado, é um álcool azul que serve, por exemplo, para as lamparinas para aquecer o óleo do fondue.

Misturar os ingredientes num vaporizador:
- 2 partes de álcool desnaturado
- 3 partes de água
Podem juntar-se algumas gotas de óleo essencial de limão, por exemplo, mas mais uma vez o cheiro do álcool é forte e o óleo não é assim tão útil.