Avançar para o conteúdo principal

Como é que eu faço?



[pullquote width="600" float="left"]
E por isso é que te estou a escrever: acabei por me enterrar em carradas de informação daqui e dali, html, css, bla, bla e agora não sei para que lado me virar nem por onde começar! Como é que tu fizeste? Ok, esquece os ecourses, como organizaste a tua informação, por onde começaste?

Tenho um problema grave de organização, claro, mas o problema é não saber por onde começar... Se me pudesses pelo menos ajudar a trocar a lâmpada ao fundo do túnel era óptimo.

Pergunta estúpida do dia (nem os meus pensamento sei organizar, quanto mais o resto :D): como planificas o trabalho (com qualquer blog, mas imagino que se for de um cliente já tenhas ideias que ele te passou).

Beijinhos e obrigada!


[/pullquote]
É bom saber que dou esta imagem de pessoa hiper-organizada.

Não sou assim tão organizada como pareço. Ou até sou. Mas não no que interessa. Tenho os CDs e os livros organizados por ordem alfabética e dentro desta por ordem cronológica da primeira publicação. Faço um menu para a semana e depois uma lista de compras com base neste menu. Poupo imenso tempo e dinheiro (esqueço-me de comprar papel higiénico e pasta de dentes). Leio enquanto tricoto e faço caminhadas ou vou correr. Livros-audio, um milagre do lazer produtivo.


Como planifico o trabalho?

Isto da organização natural é tudo muito bonito. Pena nunca ser ali onde se precisa. Tentei fazer um plano semanal de trabalho, tal como faço com as refeições. Numa folha bonitinha e impressa a cores. Não funcionou. Porquê? Porque dividia as tarefas por dias. Qual é o problema? As coisas nunca correm como o previsto.É bom escrever as tarefas a fazer. Tentar estabelecer prioridades revelou-se uma perda de tempo. Prazos tão curtos - tarefas diárias que devem demorar x horas - são quase impossíveis de respeitar. Quando algo corre mal ou o puto adoece as prioridades mudam. Os prazos têm que ser actualizados. Mais tempo de trabalho perdido a redefinir o plano.

Qual é a solução? Uma lista. Faço uma lista. Numa folha normal. Ou em post-its. Colo na parede à frente da minha secretária. Risco as tarefas feitas ou retiro o post-it da tarefa realizada.

Esta lista não tem nada de especial. É uma lista normal com as coisas que tenho para fazer. Faço-a para não me esquecer de nada, tal como uma lista de compras. Risco o que está feito, tal como risco numa lista de compras o que já está no carrinho. Não me esqueço de nada. Não perco tempo a pensar em prioridades. É simples, se tenho que o fazer é uma prioridade. Não preciso de definir um tempo de realização da tarefa. Se dá para o torto e se demora mais tempo, não preciso de re-organizar a semana, só demorou mais.


Apitos, alarmes, despertadores

Os eventos especiais vão para o Google Calendar. O que são estes eventos? São, por exemplo, reuniões marcadas para daqui a x tempo. Prefiro não os incluir na lista, podem passar despercebidos. Se estiverem no calendário do Google, recebo um email 24 horas antes do evento e um SMS uma hora antes. Há diversos sistemas de alerta. Não tenho smartphone (a sério, tenho o mais básico dos Nokia). O tablet é para jogatana e receitas do Jamie. Preciso dum sistema que me alerte onde eu veja: computador e telemóvel. Usei durante muito tempo a agenda dos telefones Nokia, o que me criou um problema quando mudei de telemóvel. Este agora é tão básico que a agenda não é suficiente. Descobri a funcionalidade "alerta por SMS" do Google. Não pensei duas vezes.


Então e os documentos e os ficheiros?

Estão organizados mas não sei bem como explicar.

Fotografias: as pessoais estão organizadas por datas, em pastas mensais numa pasta geral anual.

Bonecos: têm uma pasta só para eles. Há várias pastas:



  • desenhos por ano, bonecos por ano dentro duma pasta anual;

  • concursos;

  • tutoriais com texto e fotografias, uma pasta por tutorial com o documento do texto e as fotografias correspondentes;

  • pasta para as fotografias comerciais (kits, montagens, etc.)

Contabilidade: pasta geral com sub-pastas para cada tipo de imposto que, por sua vez têm sub-pastas por ano e trimestre. Pasta para facturas, com sub-pastas organizadas por mês.

E por aí adiante com o resto dos ficheiros todos que habitam no meu PC. De vez em quando faço backups e tudo. Num disco externo enorme para não ter que fazer triagem prévia. É só copiar e colar ficheiros, sem apagar nada. É só criar novas pastas com a data do backup.


HTML, CSS e o resto

Tenho alguns livros sobre o assunto: HTML, CSS, copywriting, SEO, criação e desenvolvimento dum negócio, etc. Alguns leio, outros ouço, faço cursos online. Foi assim que comecei. Houve excesso de informação e momentos em que desesperei. Porque tudo era muito. Muitos cursos para fazer. Ao mesmo tempo. Imensos livros para ler. Imenso trabalho. Prazos. Crianças. Férias sem poder trabalhar.

Fartei-me. Comecei a fazer caminhadas. E a ouvir livros. Embora perdesse tempo de trabalho, ganhei muito em termos de organização e produtividade. Por ter tempo para pensar (enquanto me distraio dos audio-books). Ajuda a organizar-me. A ter ideias. A resolver problemas. A afastar-me do trabalho e ver as coisas sob uma nova perspectiva. Os cursos online são óptimos se não me afastam do meu trabalho. Se perco demasiado tempo com eles,deixo-os para quando tiver mais disponibilidade.


Como é que comecei?

Limpeza! Decluttering! De vez em quando não arrumo e deixo andar. Sou uma chata com toda a gente cá em casa. Como sou mãe, tenho que fazer um esforço para não torturar os meus filhos com a mania da arrumação. Faço um esforço para deixar andar. MAS claro que tenho aqueles dias em que preciso de arrumar tudo. Deixar tudo hiper-organizado. Limpar e deitar tralha fora. Faço-o em todo o lado. Excepto na garagem e na cave que são os domínios do meu marido (ok, há aranhas grandes). Em todo o lado quer dizer na casa toda, no computador, nos amigos do Facebook. Se não uso há mais de um ano e se não sou obrigada a arquivar vai fora. Ok, certas coisas dois anos.

Isto não foi repentino, de um dia para o outro. Começa-se devagar, com calma. Criam-se hábitos. Quando o hábito existe torna-se automático e fácil. Como passar para uma alimentação saudável. Ou começar a fazer exercício regularmente. Comecei pelos menus e listas de compras. Passei das notas espalhadas pela casa para as listas e os reminders no Google Calendar.

Tenho a impressão de ter escrito um texto enorme sem dizer nada de jeito mas mesmo assim espero que ajude. Boa organização!

Aproveito para aconselhar um dos melhores sobre como começar/desenvolver o seu próprio negócio. Chama-se ReWork: Change the Way You Work Forever, de Jason Fried e David Heinemeier Hansson.

Ainda uma nota de rodapé: os meus filhos têm escola o dia inteiro. Entram às 8:30 e voltam para casa às 15:45. O meu horário de trabalho é idêntico ao da escola. Quando os filhos estão em casa trabalhar é quase impossível.

Mensagens populares deste blogue

Calças de ganga :: bainha original

Marcar as calças na altura desejada e cortá-las na linha de marcação. A seguir deve cortar-se o tecido em excesso na parte da bainha, deixando um centímetro de tecido a mais para se ter espaço suficiente para se coserem ambas as partes das calças - bainha e perna - e fazer uma costura para impedir que o tecido de desfie com o uso. Juntar ambas as partes das calças e prender com alfinetes, prestando particular atenção ao alinhamento perfeito das costuras das bainhas e das pernas das calças.  Coser na máquina, com uma agulha apropriada ao tipo de tecido, o mais perto possível do rebordo da bainha original, conforme a imagem em cima. A bainha, antes de ser passada a ferro, ficará com um aspecto idêntico à que aparece nesta fotografia. Aqui é aconselhável experimentar as calças para verificar se o comprimento é o desejado e se a bainha é suficientemente discreta. Após "abrir" bem a costura e passá-la a ferro, esta fica quase invisível mas é sempre bom verificar caso seja ne

Máquina corta-e-cose e outras

Recentemente, recebi um email com questões sobre a máquina corta-e-cose, respondi por email, fui verificar as estatísticas do blog e reparei que é uma pesquisa que já conduziu algumas pessoas aqui. Por isso, vou tentar explicar por alto as diferenças entre esta máquina, uma máquina de costura e outras máquinas parecidas. Eu tenho uma máquina corta-e-cose desde Janeiro de 2010. Quando ela me foi oferecida, senti que era "máquina demais" para mim, que não só não precisava dela como era também uma espécie de "desperdício" tê-la mas muito depressa mudei de opinião. Comecei por adquirir alguma bibliografia e ler sobre o assunto: Complete Serger Book Sewing with Sergers - The Complete Handbook for Overlock Sewing The Ultimate Serger Answer Guide Depois deitei mãos à obra, fiz imensas coisas e imensas coisas diferentes, testei a máquina a fundo. É uma máquina que serve para várias coisas mas serve principalmente para rematar o tecido para que este não desfie, fazer c

Receita de pasta de dentes

Depois de muitos anos sem dizer nada, estou de volta porque... ontem fiquei chocada com o preço da pasta de dentes. Fui às compras ao supermercado de sempre. Passei no corredor dos dentífricos e, como é um daqueles produtos que me esqueço com frequência, decidi levar. Até ver o preço. Uma bisnaga de Paradontax custa 6,79€. A sério. Este preço activou imediatamente o meu lado rebelde e revolucionário. Decidi, naquele preciso momento, vou fazer o meu próprio dentífrico. Ressuscitar o blogue. Sentir-me ainda mais feliz com a pré-menopausa, porque nem quero imaginar o preço dos pensos higiénicos, que comprei em grande quantidade há vários anos e estão ali para durar, tendo em conta o carácter aleatório da menstruação nos dias que correm. Fui buscar argila branca e óleo essencial de mental à loja biológica local. Hoje estou pronta para fazer a nossa nova pasta de dentes. Ingredientes: 6 cs de óleo de coco virgem 2 cc de bicarbonato de sódio 2 cc de argila branca 20 gotas de um ou mais óleos