Optimização de imagens para a net + 4 aplicações gratuitas para o fazer

As imagens e fotografias são uma parte muito importante da vida dum blog. Servem para atrair a atenção. Para fazer pausas em textos longos. Para ajudar à partilha de conteúdo pela net fora.


A parte chata é que também ocupam espaço. Se forem grandes demais demoram a carregar e podem tornar o site lento. Para evitar isto podemos optimizá-las.


Os formatos mais comuns:


JPG - são o melhor formato para fotografias com muitas cores e detalhes. É um formato que usa compressão para reduzir o tamanho do ficheiro.


PNG - são mais utilizados em screenshots, imagens de webdesign como icons e botões (permitem usar transparência). Usa um tipo de compressão diferente do .jpg, a qualidade é superior e os ficheiros são maiores.


GIF - é um formato que se encontra frequentemente na net, sobretudo em .gifs animados como o que se pode ver aqui em baixo (feito por mim, um ficheiro enorme).



Isto parece um paradoxo, quando se está sempre a ouvir e a ler que as fotografias devem ser grandes. O maior possível. Para uma imagem melhor. Mas não é um paradoxo.


Ao tirar fotografias devemos tirar o maior possível. Mas para publicá-las no blog ou no site devemos reduzi-las ao máximo. Fotografias grandes demais:




  • demoram a carregar;

  • tornam o site mais lento;

  • ocupam mais espaço.


Ou seja, tiramos fotografias em ficheiros gigantes porque nunca sabemos quando é que tiramos A fotografia da nossa vida. E podemos querer imprimir. Isto exige imagens grandes. Publicamos em ficheiros pequenos para ocupar um mínimo de espaço e, sobretudo, para não diminuir a velocidade do site.


Uso GIMP para reduzir o tamanho das fotografias. É muito fácil optimizar as imagens. Aliás, é automático. É so guardar como imagem para a web, escolher o formato desejado e já está.


saveforweb saveforweb2


Existem ainda outras aplicações gratuitas para fazer a optimização de imagens antes destas serem publicadas. Para Windows há RIOT e PNGGauntlet. Para Mac há ImageOptim.


Nota de rodapé: quando são fotografias importantes, faço sempre um duplicado da imagem para não usar o original. Faço o duplicado para fazer alterações, ou seja, nunca toco no original. Por uma questão de segurança. Para guardar as fotografias e fazer backups, uso um disco externo. Há imensa variedade no mercado, de todos os tamanhos e preços. É um investimento que vale a pena.


Outra nota de rodapé: imagens com menos qualidade e mais pequenas têm exactamente o mesmo efeito visual. Para além de favorecerem a velocidade do site, são menos interessantes para copiar.


Ainda mais uma nota de rodapé: quando falo em tamanho estou a referir-me ao tamanho do ficheiro. A imagem pode ter o mesmo tamanho (por exemplo, 1000 px no lado maior). A resolução é que deve ser menor. É isto que faz que o ficheiro seja mais pequeno.