Importante! Imagens do mesmo tamanho.

No meu último post sobre fotografias esqueci-me de referir um pormenor MUITO importante.


Ao preparem as fotografias para publicar nos vossos blogs - sobretudo se vão publicá-las lado a lado - tenham em atenção as dimensões da imagem.


Neste caso particular não é o tamanho do ficheiro - muito importante também - mas sim as dimensões da fotografia.


As fotografias devem ter as mesmas dimensões/proporções quando colocadas lado a lado. Para ficar bonito. Assim.


[left]postal1[/left]
[right]postal2[/right]

Se o tamanho variar de imagem para imagem e se estas não forem proporcionais, fica uma coisa assim. Desalinhada. Desproporcional.


[col1]ecran13[/col1]
[col2]ipadmini[/col2]
[col3]iphone5[/col3]

Há que notar que esta versão - imagens com dimensões diferentes - também tem o seu interesse quando bem feita. Nestas três imagens em cima mostro diferentes visualizações do meu outro site. A primeira imagem é a visualisação num écran de 13", a segunda num iPad mini, a terceira num iPhone 5. As fotografias deviam ser ou do mesmo tamanho ou, caso não tenham o mesmo tamanho, devem ter as proporções correctas. O que, propositadamente, não é o caso aqui.


É fácil ter fotografias com as mesmas dimensões.


Ao reduzir as fotografias devemos manter o mesmo tamanho, a proporção original. Isto para as fotografias que tiramos. Para as outras - por exemplo, fotografias de produtos que vendemos - devemos fazer a mesma coisa. É só pegar no GIMP ou no Lightroom e, antes de reduzir o tamanho do ficheiro, aproveitamos para redimensionar a fotografia.


Podem ver estes dois tutoriais sobre como redimensionar imagens com GIMP: