Adicionar fotos em WP :: lado a lado

No meu post sobre inserir fotografias num post Wordpress surgiram outras questões nos comentários e às quais vou tentar responder aqui. (já agora espreitem também este post sobre optimização de fotografias para blog)


A questão de hoje é da Sofia Algarvia:
Podes começar pelo B-A-Bá, p.ex. como publicar posts com fotografias:
a) 1 fotografia em cima ( ou 2 fotografias em cima) e texto em baixo
b) 1 fotografia em cima, texto no meio e outra em baixo


O texto por baixo da fotografia ou entre fotografias escreve-se só por baixo ou entre as fotografias. É tão simples como noutras plataformas. Isto é, insere-se a fotografia, escreve-se texto, insere-se outra fotografia, escreve-se mais texto e por aí adiante.


Também é possível usar uma legenda por baixo da fotografia. Esta legenda deve ser escrita no espaço "caption", conforme mostra a imagem.


Para inserir e colocar fotografias lado a lado é necessário diminuir o tamanho das fotografias ao inseri-las e definir como alinhamento "none" ou "nenhum" (ver imagem). O tamanho das fotografias pode ser diminuído de duas formas diferentes:




  • podemos inserir as fotografias com tamanho tumbnail e sem especificar o alinhamento;

  • podemos inserir as fotografias com o tamanho médio, grande ou original e ir reduzindo até chegar ao resultado desejado.


No exemplo destas duas fotografias usei directamente o tamanho tumbnail. Mais fácil. Mais rápido.

ecran13nexus7


Para alinhar as fotografias, muitas vezes é preciso fazer algumas tentativas e ir verificando o resultado. O alinhamento não é evidente. Às vezes funciona, outras vezes não. Podemos alinhar na fotografia. Se não funcionar como queremos, podemos experimentar o alinhamento de texto.


Para alinhar estas duas fotografias, usei fotografias sem alinhamento e alinhamento de texto ao centro para as centrar.


tamanho_imagem1

Se preferimos fotografias ligeiramente maiores que tumbnails, começamos por inserir a fotografia em tamanho médio, grande ou original. A seguir reduzimos o tamanho para a % desejada e verificamos se ficam lado a lado. Se não cabem, há que reduzir outra vez o tamanho. Esta operação tem que ser repetida até se chegar ao resultado desejado. Se queremos um tamanho exacto, este pode ser definido nas opções avançadas.


tamanho_imagem4


Raramente uso este sistema. Dá trabalho. O resultado nem sempre é o melhor porque a visualização varia de écran para écran. Prefiro fotografias que ocupem a largura do post ou da página.


Existem outros métodos possíveis. Um deles é através da criação duma galeria como esta. Para a semana explico como se faz. Até lá divirtam-se com este sistema!


galeria