Proteger fotografias e textos é possível

Há duas semanas fiz uma lista das minhas aplicações gratuitas preferidas para tratar fotografias. Hoje vou falar da possibilidade de proteger essas fotografias. E os textos também!


norightclick1


Fotografias bonitas, nítidas e que não me envergonhem (expressão algo exagerada) dão trabalho. Mais, dão uma trabalheira. Para poder usar as minhas próprias fotografias tive que aprender a tirar fotografias, aprender a  tratá-las, ter material. Tudo isto, para além de custar dinheiro, demora muito tempo. Tempo para aprender. Tempo para testar. Tempo para fazer. Tempo para tratar. Depois de tanto tempo, não quero que alguém chegue aqui e "oh, que giro, vou levar e usar como se fosse meu".


Claro que eu sei que ninguém vai fazer isto com as minhas fotografias porque há fotografias muito melhores e muito mais giras. E é mesmo isto que penso.



Mas...


No meu site Dessine-moi un doudou tenho cursos online. Estes cursos têm muitas fotografias que, como é óbvio, tento proteger.  Também têm textos que quero proteger. E isto é possível! Não é 100% seguro, claro, mas funciona muito bem. Se tentarem copiar este textos ou fotografias neste site, conseguem? Não, pois não?


Não é para ser má. Não é por ser paranóica ou maluquinha. É só para vos mostrar que podem proteger o vosso conteúdo. E evitar a cópia pela exaustão. Ou seja, nada impossibilita a cópia de material na internet. É só possível tornar esta cópia chatinha. Não é impossível mas é uma seca e dá uma trabalheira. Quem copia não quer ter trabalho, se quisesse não copiava. Logo quanto mais trabalho se der a quem copia melhor protegemos o nosso trabalho.