4 alternativas gratuitas para tratamento de imagens

Este post foi escrito para pessoas como eu, que ainda usam um PC, não são pros do tratamento de imagem mas que mesmo assim gostaval de retocar fotografias gratuitamente. Espero que vos ajude. E estas alternativas podem ser usadas em Apple, creio eu (caso haja por aí alguém a sentir-se excluída).



GIMP

O GIMP é minha aplicação preferida para tratar fotografias. É a versão open source do Photoshop. Descobri-o em 2003 ao fazer uma formação em Linux Caixa Mágica no ISCTE.  O GIMP é completamente gratuito (e open source). Funciona bem. É perfeito para quem precisa dum software para tratar fotografias e que não pode investir. No entanto, e tal como o Photoshop, não é assim tão fácil usá-lo. Requer algum estudo e muitas visualizações de tutoriais. Mas mesmo assim vale a pena.


GIMP



PICMONKEY

O Picmonkey é um site que permite tratar fotografias, fazer colagens, tirar defeitos da pele (sim, isso mesmo, eliminar borbulhas, tirar as rugas, olheiras e até emagrecer), usar efeitos, tem muitos filtros, permite acrescentar texto e bonecos, usar molduras catitas e texturas, transformar pessoas em zombies e vampiros, etc. Há uma opção gratuita mais limitada e a opção paga ($33/ano) para se ter acesso a todas as opções. É com o Picmonkey que eu escrevo texto em fotografias para tutoriais, como é o caso deste sobre inserir fotografias em Wordpress. Adoro.


PicMonkey_work



iPICCY

O iPiccy é uma descoberta muito recente. Descobri-o pouco antes de escrever este post e só agora é que fui coscuvilhar a sério. É uma ferramenta parecida com o Picmonkey que permite fazer mais ou menos as mesmas coisas: tratar fotografias, adicionar texto, usar filtros, MAQUILHAGEM e tratamento da pele. E é gratuito! Tem coisas chatas como não permitir o uso de ç e de certos acentos.


iPiccy



AVIARY

Quase nunca uso mas existe no Flickr um editor de fotografia. Permite melhorar automaticamente o aspecto da fotografia, tem molduras, há efeitos, permite disfarçar pequenos defeitos, acrescentar texto, desenhar, colar bonecos e outros autocolantes, etc. É uma opção que, embora não use, está aqui porque pode dar jeito a alguém.


A minha utilização do Flickr é muito limitada. Uso-o para arquivar fotografias que utilizo posteriormente nos meus cursos online. Agora o Flickr oferece imenso espaço gratuito, é óptimo para isto.


aviaryT

editoresFlickr

Agora é só experimentar! Espero que agora se divirtam muito a tratar imagens e a fazer experiências. O Picmonkey é, para mim, uma alegre forma de procrastinação (só para avisar que pode ser viciante). E venham cá contar como correu, se gostam, as preferências, tudo.