Inserir fotografias em Wordpress

Olá meninas!

Este post foi escrito para todas vós que acabaram de mudar o blog para Wordpress ou que em breve vão mudar o blog para Wordpress (sim, porque vai acontecer mais dia menos dia).

Inserir fotografias num post em Wordpress é muito simples (tal como o resto das coisas em WP) mas no início estranha-se sempre. A Yara, uma das minhas clientes, estranhou e eu fiz-lhe um mini-tutorial que agora publico aqui. Espero que vos ajude. E se tiverem mais questões não hesitem em colocá-las.

Escolher a opção "Add Media" no canto superior esquerdo do espaço da mensagem.

Escolher uma fotografia já existente (ou carregar uma fotografia do computador ou usar uma fotografia da internet através dum link). Seleccionar o tamanho desejado para a fotografia no canto inferior direito. O tamanho pode ser reduzido e nem sempre aumentado após a selecção. Ou seja, na edição simples da fotografia o tamanho só pode ser reduzido pelo que o melhor é usar sempre o tamanho original da fotografia e fazer as alterações necessárias após inseri-la (o maior possível) no post.

A imagem pode ser editada ao clickar na opção de edição que aparece no canto superior esquerdo.

Na janela de edição é possível reduzir o tamanho da fotografia em percentagem. É aqui que não é possível aumentar o tamanho da fotografia, só reduzir.

O alinhamento da fotografia, tal como o seu título, texto alternativo e legenda são definidos aqui. Existem dois tipos de título visíveis pelo leitor do post: o título "Title" que aparece quando se passa o rato na fotografia (o meu preferido) e a legenda "Caption" que aparece em baixo  da fotografia como legenda. O texto alternativo não aparece e costuma ser o nome do ficheiro.


Nos "Advanced Settings" define-se o tamanho exacto que se quer para a fotografia inserida. Costumo definir só um dos parâmetros (a largura ou width), a fotografia costuma ficar proporcional. Se não ficar, é só usar a regra de 3 simples e calcular o parâmetro que falta. Já não se lembram como é que se calcula? É muito fácil. Vou tentar explicar em baixo.

[box] Usando as medidas da fotografia do exemplo. Tem uma largura (L) de 640 px e uma altura (A) de 480 px. Quero uma fotografia com uma largura de 500. Qual é a altura? A = (500 x 480)/640 = 375 A altura é igual à multiplicação da largura desejada pela altura existente sobre (a dividir) largura existente.[/box]

Para além do tamanho da fotografia também se pode associar um link (source). Esse link também pode ter um título que vai aparecer quando se passa com o rato sobre este. E em baixo (não aparece nesta fotografia) pode optar-se por abrir o link numa janela diferente ou na mesma janela que a página actual.

Todos os títulos e descrições que possam ser escritos dão uma pequena ajuda no SEO. Ou seja, ajudam um bocadinho o aparecimento do site nos motores de busca.